Revelando Sebastião Salgado (2012) – Betse de Paula

Release:

“Revelando Sebastião Salgado” é o primeiro documentário brasileiro sobre um dos mais importantes e mais respeitados fotógrafos contemporâneos, reconhecido por seu estilo único de fotografar.

O documentário, busca entender e revelar o universo e a personalidade do fotógrafo Sebastião Salgado, que saiu de uma pequena cidade no interior de Minas Gerais e ganhou o mundo.

Economista de formação, Salgado começa sua carreira de fotógrafo em Paris, em 1973. Trabalha sucessivamente com as agências Sygma, Gamma e Magnum Photos até 1994, quando, junto com sua mulher Lélia Wanick Salgado, funda a agência de fotografia “Amazonas imagens”, dedicada exclusivamente a seu trabalho.

O fio condutor é uma entrevista realizada em fevereiro de 2012, em Paris, onde o fotógrafo vive. Durante a conversa, foram abordadas questões como o início de sua carreira como fotógrafo, a importância do fotojornalismo – ele conta histórias de coberturas importantes, como a célebre foto do atentado ao presidente Reagan –, a mudança para Paris, a utilização do preto e branco como suporte preferencial, a escolha dos temas, a transição para o digital, e, finalmente, como é ser um dos principais fotógrafos do mundo. No estúdio do artista, foram registradas diversas etapas de seu processo criativo, desde o envolvimento com as pessoas retratadas até a imersão no universo a ser revelado.

O filme revela, ainda, a intimidade de “Tião” – como Salgado é carinhosamente chamado pelos mais próximos – em casa, entre seus quadros e livros. Ele conta aspectos da rotina pessoal e de trabalho, bem como da vida em família, ao lado da esposa Lélia e do filho Rodrigo, artista plástico portador de Síndrome de Down.

“Revelando Sebastião Salgado” foi selecionado pelo edital para Produção de Documentários para TV por Assinatura, uma parceria entre a RioFilme e a Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro e o Canal Brasil. O documentário foi produzido em associação com as produtoras Mapa Filmes e Raiz Forte.

http://www.auroracine.net/documentario/sebastiao.html

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s